A demanda contratada para a unidade consumidora refere-se à demanda de potência ativa a ser obrigatória e continuamente disponibilizada pela distribuidora, no ponto de entrega, conforme valor e período de vigência fixados em contrato, e que deve ser integralmente paga, seja ou não utilizada durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).

A contratação da demanda deve observar, em pelo menos um dos postos tarifários, os valores mínimos de: 
I – 500 kW para os consumidores especiais; e 
II – 30 kW para os demais consumidores do Grupo A, inclusive cada unidade consumidora que integre comunhão de interesses de fato ou de direito de consumidores especiais.

A contratação de demanda não se aplica às unidades consumidoras do grupo A que optarem pela aplicação de tarifas do grupo B.

Aumentar Demanda
O atendimento será realizado em até 30 (trinta) dias, mediante a assinatura de Termos Aditivos aos contratos em vigor.

Para solicitações de aumento de demanda, sendo o acréscimo superior à 100kW, será necessário realizar uma análise de viabilidade técnica do sistema elétrico, para avaliar a disponibilidade de atendimento à carga solicitada. Nestes casos, antes de realizar a solicitação de aumento de demanda, deve-se realizar a solicitação de Disponibilidade para aumento de demanda.

Reduzir Demanda
O atendimento será realizado mediante a formalização de Termos Aditivos aos contratos em vigor, desde que solicitado com antecedência mínima de:

I – 90 (noventa) dias, para os consumidores pertencentes ao subgrupo A4; ou 
II – 180 (cento e oitenta) dias, para os consumidores pertencentes aos demais subgrupos.
 
IMPORTANTE: É vedada mais de uma redução de demanda em um período de 12 (doze) meses.


Como Solicitar
1) Acesse abaixo: Solicitar Serviço;
2) Informe o número do Código do Cliente;
3) Detalhe o motivo da solicitação e inclua as informações adicionais, se necessárias;
4) Anexe os documentos, conforme o caso:
          
       Para Empresa Privada
            - Cartão CNPJ atual;
            - Contrato ou Estatuto Social atualizado ou o Documento de Constituição;
    - Ata de eleição da diretoria atual, quando houver;
    - Procuração que outorga poderes para assinar contratos;
    - RG e CPF ou CNH dos representantes legais.
            - Preencher a carta contendo a solicitação: clicando aqui.
            - Formulário de dados cadastrais: Formulário de dados cadastrais.xlsxFormulário de dados cadastrais.xlsx


       Para Poder Público
            - Cartão CNPJ atual;
    - Ato de nomeação ou Termo de Posse do representante legal;
    - RG e CPF ou CNH dos representantes legais;
            - Ofício com a formalização do pedido;
            - Formulário de dados cadastrais: Formulário de dados cadastrais.xlsxFormulário de dados cadastrais.xlsx.

5) Leia e confirme o Termo de Aceite;

Após o envio da solicitação, será gerado um número de protocolo;

Atenção:O link para assinatura do documento contratual será encaminhado para os e-mails informados.​

Fique Atento!
A cada redução dos montantes contratados, poderá ser cobrado ao consumidor o ressarcimento dos investimentos realizados e não amortizados relativos ao cálculo do encargo de responsabilidade da distribuidora, sempre que for necessário realizar investimento específico para viabilizar o fornecimento.