Você pode gerar sua própria energia elétrica!​

A partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada, os clientes podem gerar energia elétrica para sua unidade consumidora. Para isso, é necessário instalar uma central microgeradora ou minigeradora em uma unidade consumidora já ligada ou ao solicitar uma nova ligação.
É permitido o uso de qualquer fonte renovável, além da cogeração qualificada, denominando-se microgeração distribuída a central geradora com potência instalada até 75 kW e minigeração distribuída aquela com potência acima de 75 kW e menor ou igual a 5 MW para as fontes despacháveis e menor ou igual a 3 MW para as fontes não despacháveis, conforme regulamentação da Aneel, conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.
Caso a energia injetada na rede seja superior à consumida, cria-se um “crédito de energia” que não pode ser revertido em dinheiro, mas pode ser utilizado para abater o consumo da unidade consumidora nos meses subsequentes ou em outras unidades de mesma titularidade, respeitando os percentuais de distribuição definidos para cada beneficiária, desde que todas as unidades estejam na mesma área de concessão, e com validade de 60 meses.
Para a instalação de sistemas de micro e minigeração distribuída, é fundamental que você conheça e atenda as exigências descritas nos normativos de conexão de Microgeradores e Minigeradores ao Sistema de Distribuição.
Criamos esse espaço com perguntas e respostas sobre Micro e Mini Geração Distribuída. Confira e informe-se!

 Modalidade de Consumo 
Antes de solicitar o acesso a sua geração distribuída é necessário saber em qual modalidade de consumo se encaixa. Confira abaixo as modalidades disponíveis:

Múltiplas unidades consumidoras: caracterizado pela utilização da energia elétrica de forma independente, no qual cada fração com uso individualizado constitua uma unidade consumidora e as instalações para atendimento das áreas de uso comum constituam uma unidade consumidora distinta, de responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do empreendimento, com microgeração ou minigeração distribuída, e desde que as unidades consumidoras estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas, sendo vedada a utilização de vias públicas, de passagem aérea ou subterrânea e de propriedades de terceiros não integrantes do empreendimento.
Geração compartilhada: caracterizada pela reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão ou permissão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada.
Autoconsumo remoto: caracterizado por unidades consumidoras de titularidade de uma mesma Pessoa Jurídica, incluídas matriz e filial, ou Pessoa Física que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras, dentro da mesma área de concessão ou permissão, nas quais a energia excedente será compensada.

Etapas para solicitação de acesso a Geração Distribuída
 
Para solicitar o serviço basta acessar o Portal abaixo e você poderá solicitar o pedido exclusivamente de forma online. Cada vez que o processo avança, o consumidor receberá um e-mail notificando a mudança do status. Além disso, o Portal também dispõe de uma tela de acompanhamento online para consulta a qualquer tempo, sendo possível fazer o download do parecer de acesso e dos contratos de relacionamento. 

Confira abaixo o fluxo do processo de geração distribuída da Neoenergia com maiores detalhes de cada etapa para que possa solicitar o serviço junto a distribuidora no conforto de sua casa ou escritório, utilizando nossos canais digitais:

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Faturamento e Compensação de Crédito

O medidor de energia instalado em geração distribuída é um equipamento capaz de registrar, simultaneamente, tanto a energia que está sendo consumida quanto a que está sendo injetada na rede elétrica da distribuidora.

O consumidor pode gerar e consumir energia ao mesmo tempo. Nos momentos em que a geração é maior que o consumo, o sistema irá injetar energia na rede da distribuidora e o medidor irá computar energia injetada; de modo contrário, nos momentos em que a geração é menor que o consumo, o consumidor irá utilizar energia elétrica da distribuidora e o medidor irá computar energia consumida.

Ao final do mês (ciclo de leitura), a distribuidora calcula a diferença entre o que foi injetado na rede e o que foi consumido pelo consumidor. Se esse saldo for positivo, o cliente contará com um crédito de energia que tem validade de até 60 meses para ser consumido.

A lista de compensação deverá ser informada obrigatoriamente no momento da solicitação de acesso, onde o consumidor deverá informar os seus beneficiários e os respectivos percentuais de rateio de sua geração distribuída. Caso, o consumidor queira alterar os beneficiários é muito fácil, faz-se necessário a geração de protocolo no Portal de Clientes Corporativos (clientescorporativos.coelba.com.br – Portal Clientes Corporativos – Geração Distribuída), seguindo o passo a passo.


Links Úteis, Perguntas Frequentes e Normativos
 
Resoluções normativas:
 
 
 


Normas Técnicas:
 
Todas as distribuidoras:
 
DIS-NOR-031 - Conexão de Microgeradores ao Sistema de Distribuição
DIS-NOR-033 - Conexão de Minigeradores ao Sistema de Distribuição

 

Neoenergia Coelba:
 
 

Aneel: Perguntas Frequentes
 


Canais de Atendimento
 
Para maiores informações e serviços temos um canal telefônico exclusivo para assuntos relacionados à Micro e Minigeração Distribuída:

Neoenergia Coelba:
0800 071 5509 (ligação gratuita) das 7h às 19h
Dúvidas técnicas poderão ser enviadas para o e-mail: projetos.coelba@neoenergia.com

Para realizar solicitações, dispomos de canais adequados para cada tipo de serviço:
1) Para submissão de projetos e solicitação de vistoria, favor acessar o Portal Geração Distribuída
2) Para alteração de  rateio:
3) Troca de titularidade Geração (caso haja alteração em módulos e  inversores, um novo projeto deve ser apresentado para o novo titular): baixe o formulário, preencha os dados e clique aqui;
 
4) Consulta de acesso: baixe o formulário e a solicitação, preencha os dados e anexar a comprovação de propriedade do terreno. Pode ser a própria escritura, ou o contrato de aluguel ou venda e procuração do proprietário. envie para o e-mail: captacaodeclientes.coelba@neoenergia.com.
 
5) 2ª via do demonstrativo de geração / Análise de fatura / reclamação de geração ou atraso na solicitação de acesso: 0800 071 5509 (seg. a sexta-feira, 7 às 19h);
 
6) Caso precise, dispomos de um e-mail exclusivo para suporte às solicitações: captacaodeclientes.coelba@neoenergia.com. Em caso de dificuldades nos canais de atendimento, favor relatar o ocorrido detalhando a data do contato e os dados do solicitante (e-mail e/ou telefone).

  
Orientações para solicitações Minigeração
 
• Sem unidade ligada:
Os estudos de conexões necessários para ligação da usina, serão informados junto ao parecer de acesso. Para esses casos, os estudos exigidos deverão ser apresentados até a data de contratação da usina.

• Unidade ligada:
Solicitação de acesso de Minigeração deve ser encaminhada junto com os estudos de conexão pertinentes a cada tipo de fonte: (PCH-Pequena Central Hidrelétrica) e (PCT- Pequena Usina Térmica) é qualquer valor de geração acima de 75 kW) e (EOL-Central Geradora eólica) e (UFV- Usina fotovoltaica) é qualquer valor de geração acima de 500 kW),os dados para elaboração dos estudos devem ser solicitado com 30 dias de antecedência.

• Estudo de proteção e Seletividade:
Baixe o formulário, preencha os dados e encaminhe conforme orientação do parecer de acesso.  



Perguntas e Respostas MMGD

1. QUAL O PRAZO PARA ANÁLISE DO PROJETO?

A distribuidora tem o prazo de até 5 dias úteis, contados a partir da solicitação, para verificar a entrega das informações e documentos necessários.

Prazo para elaboração do Orçamento de Conexão.

Microgeração

Sem obras: até 15 dias

Com obras: até 30 dias

Minigeração

Até 45 dias


Pedidos de Orçamentos Estimados estão sendo feitos por este canal, clicando aqui​. Preencha os campos para obter o protocolo. A Informação de Acesso será encaminhada em até 30 dias.


2. COMO CADASTRAR UMA BENEFICIÁRIA?

A lista de compensação deverá ser preenchida no formulário do Portal de Micro/Minigeração Distribuída (Etapa 1) na solicitação de Orçamento de Conexão.

Se a lista de beneficiárias, ou lista de rateio, foi preenchida junto com o projeto, solicitamos que aguarde a conexão e emissão da 1ª fatura da Unidade Geradora serem efetuadas. Assim, havendo excedente neste primeiro mês será rateado conforme lista de beneficiárias.

Para alteração da Lista de Compensação, faz-se necessário a geração de protocolo no Portal de Clientes Corporativos (clientescorporativos.coelba.com.br – Portal Clientes Corporativos – Geração Distribuída), seguindo o passo a passo.

Para os casos em que a lista de beneficiárias, ou lista de rateio, foi enviada depois da conexão da geradora ser estabelecida, de acordo com a Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o prazo para cadastro das Unidades Beneficiárias é de até 30 dias corridos.


3. COMO SOLICITAR ACESSO PARA A VISTORIA?

Para evitar que seu projeto seja recusado, é importante enviá-lo com a documentação completa e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) preenchida com todas as informações técnicas, assinada e recolhida.

Com o projeto pronto, será preciso solicitar a vistoria, por isso é fundamental garantir que tudo foi implementado de acordo com o padrão e as normas que constam em nosso site.

Importante! O sistema de geração deve ser entregue com todos os equipamentos informados no projeto aprovado e placa de identificação devidamente instalados.

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Lembramos que no momento da vistoria nossos técnicos precisam ter livre acesso à Unidade Geradora.


4. QUAL O PRAZO PARA REALIZAÇÃO DA VISTORIA E CONEXÃO?

Conforme Artigo 91 da Resolução Normativa 1.000/2021, os prazos da distribuidora para realização da vistoria e conexão são:

Conexão em tensão menor que 2,3 kV: até 5 dias úteis

Conexão em tensão maior ou igual a 2,3 kV e menor que 69 kV: até 10 dias úteis

Conexão em tensão maior ou igual a 69 kV: até 15 dias úteis


5. ONDE POSSO CONSULTAR O STATUS DA MINHA VISTORIA OU DO MEU PROJETO?

Você pode consultar o status do seu projeto ou vistoria pelo Portal de Geração Distribuída.


6. QUAL O PRAZO PARA QUE O CLIENTE POSSA SOLICITAR A VISTORIA?

Microgeração:

De posse do orçamento de conexão aprovado, o cliente tem 120 dias corridos para solicitar a primeira vistoria por meio do Portal de Geração Distribuída, cliqueaqui.

 

Em caso de reprovação na etapa de vistoria e conexão, após realizar todas as adequações necessárias, será necessário solicitar nova vistoria acessando o Portal de Geração Distribuída, clique​ aqui.


Minigeração:

Acordo operativo:

Ao receber o acordo operativo, o titular da Unidade Geradora deverá assinar o documento através do neoenergia.portaldeassinaturas.com.br


7. COMO SOLICITAR UMA NOVA LIGAÇÃO DE ENERGIA?

Antes de enviar um projeto de Microgeração, é preciso solicitar um a Ligação Nova como cliente convencional no site da distribuidora, canais digitais ou atendimento presencial.

O acompanhamento dos protocolos deverá ser feito pelo Portal GD ou 0800 071 5509.

Para Ligações Novas sem carga associada de Minigeração com potência maior que 75 kWp e menor que 5 MWp, os projetos deverão ser apresentados via Portal GD, clicando aqui. Siga o passo a passo abaixo para obter êxito na homologação de seu projeto.

Os projetos de subestação e da usina poderão ser apresentados em paralelo, dessa forma, para pedidos de ligação nova sem carga associada:

(1) Deixar campo "UC" em branco, assim identificaremos que se trata de uma ligação nova sem carga associada;

(2) Descartar memorial e diagrama unifilar gerados automaticamente para a usina e anexar o desenvolvido pelo projetista;

(3) Anexar no campo "Lista de Compensação" arquivo zipado com documentação, memorial e diagrama unifilar da subestação.

Aguarde a confirmação da homologação e o protocolo que será informado. O Orçamento de Conexão será encaminhado em até 45 dias caso não tenha necessidade de obra de reforço e em até 60 dias, caso tenha necessidade de obra de reforço.

Para Solicitações de Acesso de Minigeração de unidades já ligadas, seguir apenas o item 2.

Os dados de curto circuito serão entregues no Orçamento de Conexão. Usinas com potência superior a 500 kWp deverão apresentar estudo de proteção e seletividade até 30 dias antes da conexão da unidade. A ligação da usina estará condicionada a apresentação e aprovação do estudo. Usinas com Potência maior ou igual a 1 MWp deverão apresentar estudo de Malha de Aterramento.

O acompanhamento dos protocolos deverá ser feito pelo Portal GD ou 0800 071 5509.


8. COMO FAZER A TROCA DE TITULARIDADE DE UMA UNIDADE GERADORA?

A troca de titularidade da Unidade Geradora deve ser solicitada antes do projeto de Geração (Micro ou Minigeração), ser iniciado. Caso o projeto já esteja em andamento, será preciso esperar a conexão ser concluída para solicitar a troca.

Cliente grupo B: Agência física ou Agência virtual.

Cliente grupo A: Para solicitar a troca de titularidade, necessário entrar em contato com o consultor responsável.


9. COMO REALIZAR A ATUALIZAÇÃO DE CARGA/POTÊNCIA DA SUA UNIDADE GERADORA?

Para solicitar alteração de carga, troca de padrão em seu sistema ou aumento de potência disponibilizada, antes de enviar o projeto, entre em contato no atendimento de sua distribuidora.

Cliente Grupo B: A solicitação pode ser feita através dos demais canais de atendimento (agência física ou agência virtual).

Cliente Grupo A: Necessário entrar em contato com o consultor responsável.

OBS: A potência de geração é limitada a potência disponibilizada.

Necessário atualizar suas informações ou enviar um novo projeto por meio do Portal de Geração Distribuída, caso altere o sistema de geração.


10. COMO SOLICITAR O RELATÓRIO DO SALDO DA UNIDADE GERADORA?

O Demonstrativo Mensal de Geração é enviado para o titular da Unidade Geradora mensalmente em até 10 dias corridos após o envio da fatura.

O Demonstrativo será encaminhado no e-mail informado no formulário de solicitação de Orçamento de Conexão, portanto, é muito importante se atentar no preenchimento do formulário para inserir o e-mail do titular da unidade geradora.

A segunda via pode ser solicitada  0800 071 5509.

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